Projeto busca facilitar o acesso de microcrédito aos produtores de cacau

Projeto busca facilitar o acesso de microcrédito aos produtores de cacau
Equipes dos Institutos Humanize e Arapyaú comemoram com parceiros o início do projeto de concessão de microcrédito aos produtores de cacau

Neste mês, iniciamos nosso projeto que busca destravar recursos públicos, como o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), à cultura do cacau na região. Fruto de uma parceria entre o Arapyaú, Humanize, Tabôa e a Conexsus, a iniciativa prevê a reestruturação das políticas de oferta de crédito, a reconexão entre agentes de crédito e produtores – em especial aos de agricultura familiar -, e a oferta de assistência técnica e capacitação em gestão, por meio de parcerias com atores do campo. A expectativa é de – a partir dos aprendizados desta ação – dar escala ao modelo, considerando ainda outros cultivos além do cacau.

Projeto busca facilitar o acesso de microcrédito aos produtores de cacau
Arapyaú e CIC em reunião com a Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB/SENAR)

Ainda no caminho de fortalecer a cadeia produtiva cacaueira na região… 

Nos reunimos com o presidente da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB/SENAR), Humberto Miranda Oliveira, juntamente com o Centro de Inovação do Cacau (CIC), para tratar da inserção do módulo “cacau de qualidade” nas capacitações técnicas do Pro-Senar Cacau. Com isso, esperamos ampliar o número de produtores capacitados e de técnicos para assistência técnica rural, o que poderá aumentar a produtividade e melhorar a qualidade média do cacau baiano.

Convidamos o Instituto Humanize para conhecer os projetos apoiados pelo Arapyaú de incentivo à cadeia do cacau, no sul da Bahia. A equipe conheceu iniciativas como o CIC, Selo IG (Identificação Geográfica), Rede Povos da Mata e a ONG Tabôa. A visita é uma etapa da Aliança Sul da Bahia, constituída pelo Arapyaú e Humanize, que visa o alinhamento de investimentos para maximizar recursos e aumentar o impacto positivo na região.