Neste mês, iniciamos nosso projeto que busca destravar recursos públicos, como o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), à cultura do cacau na região. Fruto de uma parceria entre o Arapyaú, Humanize, Tabôa e a Conexsus, a iniciativa prevê a reestruturação das políticas de oferta de crédito, a reconexão entre agentes de crédito e produtores – em especial aos de agricultura familiar -, e a oferta de assistência técnica e capacitação em gestão, por meio de parcerias com atores do campo. A expectativa é de – a partir dos aprendizados desta ação – dar escala ao modelo, considerando ainda outros cultivos além do cacau.
Nos reunimos com o presidente da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB/SENAR), Humberto Miranda Oliveira, juntamente com o Centro de Inovação do Cacau (CIC), para tratar da inserção do módulo “cacau de qualidade” nas capacitações técnicas do Pro-Senar Cacau. Com isso, esperamos ampliar o número de produtores capacitados e de técnicos para assistência técnica rural, o que poderá aumentar a produtividade e melhorar a qualidade média do cacau baiano.
Convidamos o Instituto Humanize para conhecer os projetos apoiados pelo Arapyaú de incentivo à cadeia do cacau, no sul da Bahia. A equipe conheceu iniciativas como o CIC, Selo IG (Identificação Geográfica), Rede Povos da Mata e a ONG Tabôa. A visita é uma etapa da Aliança Sul da Bahia, constituída pelo Arapyaú e Humanize, que visa o alinhamento de investimentos para maximizar recursos e aumentar o impacto positivo na região.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…