Projeto de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira é tema de debate

Foto de apresentação do projeto de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira
Foto: Rodrigo Macedo/Ascom Prefeitura de Ilhéus

Com aproximadamente 140 quilômetros de extensão, o Rio Cachoeira é uma importante fonte de irrigação para a região cacaueira da Bahia. Sua bacia hidrográfica cobre uma área de 3.500 km² e abrange uma população de cerca de 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus. Nos últimos anos, no entanto, o rio vem enfrentando inúmeros desafios ambientais, incluindo poluição e desmatamento.

Desenvolver ações conjuntas e mobilizar os municípios da região com foco na recuperação do Rio Cachoeira foram alguns dos assuntos discutidos no 2° Seminário ‘Cachoeira, nosso Rio Vivo’. O encontro teve o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia e aconteceu no mês de março, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “Problemas complexos exigem uma abordagem integradora e o envolvimento de atores diversos”, afirma Mariana Sales, secretária executiva da ADR. “Percebemos que as propostas para revitalização do rio não passam apenas por soluções ambientais, mas também por ações de inclusão produtiva, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Queremos apoiar a construção de uma agenda estratégica e executiva para dar uma resposta a esse problema que é urgente e emergente.”

Durante o evento, foram apresentados pesquisas e o diagnóstico ambiental elaborado pela consultoria Ramboll Brasil. Os estudos orientam todo o processo de revitalização, trabalho que envolve atuação permanente para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. A palestra master do seminário foi ministrada por Marcos Penido, coordenador do Programa Novo Rio Pinheiros, em São Paulo, e atual secretário executivo de Governo no estado de  São Paulo. O especialista abordou, entre outros assuntos, questões ligadas à recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água, bem como saneamento urbano.

O 2º Seminário ‘Cachoeira, Nosso Rio Vivo’ é uma iniciativa do Portal Santo Agostinho Engenharia, com o apoio da Amurc, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); UESC; Prefeitura de Ilhéus; Prefeitura de Itabuna; Emasa; Ramboll Brasil; Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS LS); Comitê Bacias do Leste da Bahia, Fórum Empresarial da Bahia e ADR Sul da Bahia. O objetivo da ADR, organização apoiada e fomentada pelo Instituto Arapyaú, é articular atores do setor público, privado, sociedade civil e instituições acadêmicas do sul da Bahia em projetos voltados para o desenvolvimento sustentável dos municípios do território.