Recém-inaugurado, Observatório Social promete monitorar indicadores socioambientais e econômicos ligados ao Porto Sul

Grupo de pessoas reunidas em lançamento do Observatório Social
Foto: Ruan Fontana/CIC

Foi inaugurada, em Ilhéus, a estrutura física que abriga o Observatório Social (OBS), iniciativa que vai fornecer indicadores ambientais, sociais e econômicos da região relacionados especificamente aos impactos gerados pela instalação do Porto Sul no território. O espaço fica no mesmo prédio onde funciona o Centro de Inovação do Cacau (CIC), no campus da Universidades Estadual de Santa Cruz (UESC). 

O OBS é a primeira unidade do Centro de Inteligência Territorial (CIT) a entrar em funcionamento. Segundo Ricardo Gomes, gerente de desenvolvimento territorial do Arapyaú e presidente da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, o CIT será uma espécie de repositório de dados, uma plataforma de acesso a diversos indicadores sociais, ambientais e econômicos da região. Os dados devem servir de subsídio para o diálogo social, o desenvolvimento de políticas públicas e o direcionamento de investimentos privados.

Gerido pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul) e pela ADR, o OBS vai analisar e divulgar os dados gerados pelo Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) Porto Sul, relativos ao monitoramento da supressão vegetal, qualidade da água e do ar e à mitigação de outros impactos ambientais gerados pelo empreendimento. 

“Os indicadores recebidos pelo Observatório serão analisados por um Conselho Curador de Dados, composto por uma equipe técnica multidisciplinar. Após essa etapa, os dados ficarão disponíveis no Portal do Observatório, que será o principal canal de disseminação de informações socioambientais”, esclarece Felipe Humberto, coordenador institucional do OBS.

A interface de acesso online ao conteúdo do OBS está em desenvolvimento e será lançada nos próximos meses, como mais uma das obrigações previstas no TCSA Porto Sul, do qual o FUNBIO é o gestor financeiro. O acordo foi celebrado entre o estado da Bahia (SEMA/BA, INEMA e Casa Civil), o município de Ilhéus, a Bahia Mineração S.A (BAMIN), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual da Bahia (MPBA).