Resultados da ONG Tabôa na Bahia são avaliados como “excelentes”

Entre agosto e outubro de 2019, o Arapyaú realizou, junto à COMEA Avaliações Relevantes, uma avaliação qualitativa com a Tabôa, ONG parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca (BA). O trabalho gerou a publicação Tabôa: Avaliação Externa de Resultados, que analisa a relevância dos resultados obtidos pela instituição junto à comunidade.

Em uma escala de cinco estágios (insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente), a entidade foi avaliada como excelente (1) na geração e manutenção de postos de trabalho e aumento de renda dos participantes, (2) no direcionamento de negócios e empreendedores apoiados com crédito pela ONG para se tornarem modelos sustentáveis, (3) na articulação das relações comunitárias do território, e (4) na contribuição para o aprimoramento das capacidades e o exercício do protagonismo das lideranças comunitárias. A Tabôa teve resultados “muito bons” em (5) contribuir para o aumento das capacidades institucionais e para a sustentabilidade das organizações do território e (6) no alinhamento às necessidades e potencialidades do território.

Além de uma explicação da teoria de mudança da ONG, baseada em dois eixos estratégicos (econômico e comunitário), a avaliação traz três estudos de caso que exemplificam como a Tabôa impacta as comunidades em que atua.

Inspirados pelo trabalho dos nossos parceiros da Tabôa, incentivamos o download da publicação por acreditar que o modelo da entidade pode ser multiplicado para outras iniciativas de impacto social e ambiental.