Semana de Inovação realiza debates e lança publicações para gestores públicos que desejam inovar

Entre os dias 16 a 19 de novembro, aconteceu a a edição 2020 da Semana de Inovação, organizada pela a ENAP, o TCU, o Ministério da Economia e a Flacso Brasil. Com o tema (Re)imaginar e construir futuros, o maior evento de inovação em governo da América Latina trouxe 150 palestrantes em 200 horas de programação.

O Instituto Arapyaú esteve representado em dois painéis. A Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, em parceria com Secretaria de Governo Digital (SGD), a CAF, o BNDES e o BID realizaram o debate seguido de oficina “Como a experiência do Governo Federal pode inspirar a transformação digital do seu município?”. Durante o evento, foi lançado o Guia de Transformação Digital para Estados e Municípios, primeiro produto da Rede Gov.Br, parceria intersetorial entre as instituições organizadoras.

A publicação sistematiza aprendizados da SGD com o objetivo de apoiar governos estaduais e municipais no planejamento de suas estratégias de transformação digital. São 10 passos para a transformação digital, além de casos municipais e estaduais de sucesso.

O Fórum Inova Cidades, por sua vez, promoveu um debate sobre os desafios e os casos apresentados no Guia Inovação em Cidades: desafios institucionais e experiências bem-sucedidas. No evento, também foi lançado o Relatório de atividades 2019-2020 do Fórum, com um resumo das ações e da trajetória da rede desde a sua criação em fevereiro de 2019.

A mesa contou com a mediação da Cris Alessi, presidente do Fórum Inova Cidades, e a participação de Alexandre Barbosa, empreendedor social, pesquisador e consultor de Inovação e Tecnologia, Diogo de Sant’ana, coordenador da área de terceiro setor e negócios de impacto da VMCA Advogados e Vera Monteiro, advogada e professora de Direito na FGV Direito SP.

Assista abaixo ao vídeo institucional do Fórum apresentado no evento: