Time global da Mondelez International visita projetos no sul da Bahia

Time global da Mondelez International visita projetos no sul da Bahia
Foto: Graci Sá

Uma comitiva de lideranças globais da Mondelez Internacional visitou Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia no mês de maio com o objetivo de conhecer de perto os parceiros e os projetos que integram o Cocoa Life, programa de sustentabilidade do cacau da multinacional de alimentos. Por meio da capacitação dos agricultores, com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo, o programa fomenta o empoderamento das comunidades agrícolas de cacau e está presente em seis países: Brasil, Gana, Costa do Marfim, Indonésia, Índia e República Dominicana. No Brasil desde 2013, o Cocoa Life atua em três estados: Pará, Bahia e Espírito Santo.

Na Bahia, onde os agricultores enfrentaram uma série de desafios relacionados ao manejo de culturas, a iniciativa investe em pesquisas agronômicas e informações técnicas sobre as mais recentes ferramentas e boas práticas agrícolas para aperfeiçoar a produtividade e qualidade do cacau produzido, além de reduzir o impacto ambiental.

Educação

Durante a visita ao município de Gandu, o time global da Mondelez assistiu à apresentação de Mariana Sales, Secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, e das equipes de Una e Gandu sobre a implementação do Programa Compromisso com a Educação Pública, que recebe o apoio da Mondelez nos municípios de Una e Gandu e do Instituto Arapyaú em Uruçuca. Na ocasião, o secretário de Educação de Una, Rogério Borges, compartilhou como as ações do programa, implementado em 2018 no município, vêm refletindo positivamente nos índices de aprendizagem.

“Mesmo com os desafios do período pandêmico, Una conseguiu aumentar sua pontuação na última avaliação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] (2021), superando diversas posições no ranking estadual, saindo do 182º para o 116º lugar entre as cidades da Bahia”, destacou. Em Gandu, o Compromisso com a Educação Pública está em fase inicial de implementação, como explica Wendell Leite, secretário de Educação do município. “Ainda que o programa esteja iniciando suas atividades, é possível notar o engajamento e entusiasmo de todos os envolvidos. Firmamos essa parceria com grandes expectativas para avançar e fortalecer a educação de Gandu”.

Gerido pela ADR Sul da Bahia, tendo como parceiros técnicos o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e a Versus Editorial, o Compromisso com a Educação Pública atua desde os níveis da educação infantil ao ensino fundamental buscando a melhoria da aprendizagem e do fortalecimento da política de formação continuada dos educadores.

Além de combater a evasão escolar, o programa oferece formações focadas no aprimoramento das práticas pedagógicas e no suporte técnico em gestão educacional para as equipes das secretarias de Educação, gestores escolares e professores. “A ADR tem esse papel de buscar o diálogo e alinhar seus projetos com as políticas públicas. Está na agenda da organização incentivar governo e instituições privadas a levar o Programa Compromisso com a Educação Pública para todo o estado da Bahia”, pontuou Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e que agrega a função de presidente da ADR.