TV Brasil faz reportagem sobre como SimulaCovid pode auxiliar gestores no planejamento contra a Covid-19

TV Brasil faz reportagem sobre como SimulaCovid pode auxiliar gestores no planejamento contra a Covid-19

A TV Brasil publicou na noite da última segunda-feira (14/4) uma reportagem sobre a ferramenta SimulaCovid, desenvolvida em parceria pelo Instituto Arapyaú e Impulso.

O simulador gratuito auxilia, com dados do DATASUS, gestores municipais a planejarem medidas para conter a crise de saúde gerada pelo novo coronavírus. Durante o vídeo, a repórter fez uma simulação do município de Rosário do Sul (RS) e compartilhou os resultados: “Com cerca de 40 mil habitantes, Rosário não tem casos confirmados, mas se precisar são apenas 19 leitos e 1 único ventilador”, disse.

A reportagem também entrevistou o gerente do programa Cidades e Territórios, Marcelo Cabral, que explicou como a ferramenta auxilia a gestão pública na tomada de decisão. “A partir de dados secundários do Ministério da Saúde, mas com a entrada de parâmetros de gestores que querem simular os cenários para as suas cidades, especialmente a partir das estratégias de isolamento social, eles poderiam ter alguma previsibilidade sobre sua capacidade de atendimento”, afirmou.

Confira a matéria da TV Brasil e acesse o SimulaCovid.