Um dos objetivos da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia é construir visões de futuro para a região, considerando novos conceitos de desenvolvimento com valorização dos ativos ambientais e culturais. E cada vez mais essa reflexão se dá em palcos internacionais, aproveitando-se da janela de oportunidades para discussões sobre o tema. Em abril, houve pelo menos três eventos internacionais para levar o debate sobre a Amazônia ao exterior:
Evento realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston (EUA) para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. O objetivo é ser um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas do maior número possível de brasileiros. A 7ª edição aconteceu entre os dias 11 e 17 de abril de 21 e o painel “Brasil: Potência da Bioeconomia” foi moderado por Inaiê Takaes Santos, do Instituto Arapyaú e co-líder do Grupo de Trabalho em Bioeconomia da Concertação pela Amazônia. Participaram como palestrantes Gustavo Montezano, Presidente do BNDES; Carlos Nobre, Engenheiro e Doutor em Meteorologia; e André Baniwa, líder indígena do povo Baniwa. Confira o evento.
O evento “Seeing the Forest and the Trees: Climate Ambition and Development in the Brazilian Amazon” foi realizado em 15 de abril em parceria entre o Wilson Center e Uma Concertação pela Amazônia. A discussão discorreu em torno do que será necessário para reduzir o desmatamento e promover caminhos de desenvolvimento equitativos e neutros em carbono na Amazônia para o benefício das populações locais e da economia brasileira. Participaram do encontro virtual Tatiana Schor, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, e Mauro O’ de Almeida, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, com mediação de Anya Prusa, associada sênior do Instituto do Brasil.
O Wilson Center é o principal fórum político não partidário da nação para lidar com questões globais por meio de pesquisa independente e diálogo aberto para informar ideias viáveis para a comunidade política.
Confira a íntegra do evento.
O artigo The Value of Diversity for the Bioeconomy (O Valor da Diversidade para a Bioeconomia), produzido pelo GT de Bioeconomia da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, foi publicado na Agenda Internacional. Com coautoria de: Roberto Waack, Renata Piazzon e Inaiê Santos, do Instituto Arapyaú, Cláudio Pádua, do Instituto Bionegócios, Marcello Brito, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Tatiana Schor, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI-AM), e Mariano Cenamo, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). A publicação do material neste espaço contribui de maneira significativa para a visibilidade internacional dos estudos que estão sendo gerados no âmbito da Concertação.
Leia a versão em português ou em inglês.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…