Mensagem de fim de ano do Instituto Arapyaú sobre 2020

O ano foi, sem dúvida, desafiador. Mesmo diante de um cenário complexo, o Instituto conclui 2020 com passos importantes para seu futuro. Além de realizar os principais projetos planejados para o período, ainda reagimos rapidamente à pandemia, que determinou uma nova agenda interna de ações emergenciais de combate à covid-19. Somado a isso, vivemos um importante movimento de evolução e transformação na governança interna e em nossa atuação programática.

Diante da gravidade e complexidade imposta pela pandemia, o Arapyaú promoveu uma série de ações emergenciais conduzidas por meio dos programas, juntamente com seus parceiros. No programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, a articulação com parceiros permitiu suprir materiais e equipamentos aos hospitais de Ilhéus e Itabuna, responsáveis pelo atendimento médico de média e alta complexidade das populações de 30 municípios, abrangendo cerca de um milhão de pessoas. Na frente de Cidades, foram disponibilizadas ferramentas capazes de auxiliar os gestores públicos nos planos de ação de combate à pandemia a partir do levantamento e cruzamento de dados, como taxa de contágio, ocupação de leitos, entre outros. Em Mudanças Climáticas, o olhar se voltou às populações vulneráveis da Amazônia, com dificuldades de acesso a atendimento médico.

Este ano também marcou uma ampliação do diálogo do Arapyaú com a sociedade em seus diversos setores para discutir caminhos de desenvolvimento sustentável e influenciar decisões. A Uma Concertação pela Amazônia é um exemplo disso.

Neste panorama, Roberto Waack assumiu a presidência do Conselho do Instituto Arapyaú para, em conjunto com uma equipe engajada e focada, contribuir para a transformação de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. E em outubro foi anunciado um novo modelo de governança, que privilegia as decisões adotadas de forma colegiada. “Optamos por não ter um diretor executivo e criamos um comitê para estar próximo das lideranças do Instituto com as orientações estratégicas”, explicou Waack.

O Arapyaú ainda oficializou em novembro um novo direcionamento dos seus eixos programáticos, dando maior enfoque em 2021 para o desenvolvimento territorial, seja no sul da Bahia, onde atua desde o início de sua história, ou na Amazônia, com o programa de Mudanças Climáticas. Em função disso, o Programa Cidades e Territórios iniciou uma transição para seu encerramento sem, com isso, perder o acúmulo de conhecimento gerado, que inspirará e alimentará as ações nos dois territórios de atuação definidos.

E para encerrar o ano, assista ao vídeo institucional do Arapyaú preparado para inspirar a todos nós e dar boas-vindas a 2021.