ADR oferece apoio às gestões públicas dos municípios da Costa do Cacau

Reunião do Arapyaú com prefeitura de Ilhéus
Reunião entre o gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, e representantes de prefeitura de Ilhéus-BA

Aproveitando o início de novo mandato nas prefeituras do sul da Bahia, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e o Instituto Arapyaú começaram a apresentar um projeto de apoio e suporte à gestão pública em seis municípios da Costa do Cacau, no sul da Bahia. A consultoria será feita pela Elo Group, que terá uma atuação considerando a realidade dos municípios e suas prioridades em áreas como desenvolvimento econômico, saúde e desenvolvimento social, e oferecendo apoio na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e no planejamento da gestão nos 100 primeiros dias.

Já foram estabelecidas as parcerias com os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Una e Canavieiras, e serão agendadas reuniões em março próximo com Itabuna e Itacaré. 

“Dentro da credibilidade, dos avanços e das parcerias da cidade de Ilhéus com todas as organizações não governamentais, o Arapyaú oferece um diagnóstico pós-pandemia para o desenvolvimento da economia, saúde, educação e do social para que a gente possa planejar a recuperação o mais rápido possível nessas áreas. Essa parceria é importante e fundamental para nossa cidade, dentro de um planejamento urbano. Agradecemos ao Instituto Arapyaú essa intenção e vontade de ajudar Ilhéus”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

A prefeitura de Ilhéus pretende firmar a parceria por meio de um convênio de cooperação técnica para execução das atividades estabelecidas, após alinhamento com as pastas definidas.

O gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, tem apoiado as conversas com os prefeitos no âmbito da ADR para apresentar o projeto de apoio à gestão pública. “Estamos oferecendo suporte técnico para desenvolver junto com as secretarias um diagnóstico dos principais desafios e das prioridades das cidades. A partir disso, vamos planejar o trabalho contribuindo e apoiando a execução de ações efetivas, em favor da sociedade e da comunidade em geral”, explicou Gomes.

Secretaria Executiva

A posição de líder do projeto passará por uma transição na ADR, pois o atual secretário executivo, Miguel Calmon, permanecerá à frente da iniciativa somente até este mês de fevereiro. Questões pessoais e profissionais impediram a continuidade das suas atividades. A Agência está focada, agora, em planejar sua sucessão e agradece o empenho de Miguel Calmon durante sua condução à frente da iniciativa.