Aproveitando o início de novo mandato nas prefeituras do sul da Bahia, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e o Instituto Arapyaú começaram a apresentar um projeto de apoio e suporte à gestão pública em seis municípios da Costa do Cacau, no sul da Bahia. A consultoria será feita pela Elo Group, que terá uma atuação considerando a realidade dos municípios e suas prioridades em áreas como desenvolvimento econômico, saúde e desenvolvimento social, e oferecendo apoio na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e no planejamento da gestão nos 100 primeiros dias.
Já foram estabelecidas as parcerias com os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Una e Canavieiras, e serão agendadas reuniões em março próximo com Itabuna e Itacaré.
“Dentro da credibilidade, dos avanços e das parcerias da cidade de Ilhéus com todas as organizações não governamentais, o Arapyaú oferece um diagnóstico pós-pandemia para o desenvolvimento da economia, saúde, educação e do social para que a gente possa planejar a recuperação o mais rápido possível nessas áreas. Essa parceria é importante e fundamental para nossa cidade, dentro de um planejamento urbano. Agradecemos ao Instituto Arapyaú essa intenção e vontade de ajudar Ilhéus”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.
A prefeitura de Ilhéus pretende firmar a parceria por meio de um convênio de cooperação técnica para execução das atividades estabelecidas, após alinhamento com as pastas definidas.
O gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, tem apoiado as conversas com os prefeitos no âmbito da ADR para apresentar o projeto de apoio à gestão pública. “Estamos oferecendo suporte técnico para desenvolver junto com as secretarias um diagnóstico dos principais desafios e das prioridades das cidades. A partir disso, vamos planejar o trabalho contribuindo e apoiando a execução de ações efetivas, em favor da sociedade e da comunidade em geral”, explicou Gomes.
A posição de líder do projeto passará por uma transição na ADR, pois o atual secretário executivo, Miguel Calmon, permanecerá à frente da iniciativa somente até este mês de fevereiro. Questões pessoais e profissionais impediram a continuidade das suas atividades. A Agência está focada, agora, em planejar sua sucessão e agradece o empenho de Miguel Calmon durante sua condução à frente da iniciativa.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…