Notícias

Aplicada a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem no sul da Bahia para identificar necessidades de alunos pós-pandemia

No final do mês de setembro, aproximadamente 5.500 alunos do ensino fundamental da rede pública dos municípios de Una e Uruçuca, sul da Bahia, responderam à Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem 2022. Aplicada por meio do Programa Compromisso com a Educação Pública, idealizado pelo Instituto Arapyaú e gerido pela Agência de Desenvolvimento Territorial (ADR) Sul da Bahia em parceria com as secretarias de educação municipais, a avaliação é um instrumento que visa diagnosticar as dificuldades e as necessidades dos alunos. 

A partir da identificação das lacunas na aprendizagem, será possível traçar um plano mais direcionado de intervenção pedagógica e formação de professores. “É muito importante pensar na recomposição e na intensificação da aprendizagem após o impacto sofrido pelos estudantes do ensino público causado pelos dois anos de escolas fechadas devido à pandemia”, destaca Manoel do Santos, consultor em Educação do Instituto Arapyaú na Bahia.

O nível de proficiência dos alunos é medido através de avaliações nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, utilizando o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), baseado no padrão e na coerência das respostas fornecidas em cada um dos itens de acordo com o seu nível de dificuldade, independentemente de acerto ou erro. Diferente da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe a nota do Ideb e é feita apenas no 5° e 9° ano do fundamental, a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem é aplicada do 2° ao 9° ano. “Esse diagnóstico mais minucioso é imprescindível para elaborarmos ações em prol da melhoria da qualidade da educação pública nesses locais”, resume Manoel.Mais recente no Programa, o município de Gandu receberá a avaliação entre os dias 17 e 20 de outubro, quando serão avaliados 4.785 estudantes da rede pública. Os resultados são conhecidos cerca de 30 dias após a aplicação das provas.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Arapyaú, Tabôa, Violet e MOV Investimentos lançam o Kawá, fundo para fomentar agricultura regenerativa e familiar do cacau no Brasil

Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…

2 semanas ago

Cacau Brasileiro – Gente, Floresta e Cultura: nasce um movimento para destacar o produto nacional no mercado externo

Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…

2 semanas ago

Instituto Arapyaú e CEBRI promovem encontro sobre desafios e oportunidades da COP30

Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…

2 semanas ago

Arapyaú e Ibá se unem para impulsionar o setor de restauração florestal no Brasil

Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…

2 semanas ago

Parceria com Suzano expande projeto Cacau+Sustentável na Bahia

Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…

2 semanas ago

Restauração florestal como estratégia para descarbonizar a construção civil

Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…

2 semanas ago