Depois da renovação do presidente do conselho e do modelo de governança, agora o Instituto oficializa também um novo direcionamento sobre seus eixos programáticos. Em nossa grade de atuação há seis anos, o Programa Cidades e Territórios iniciará agora uma transição para seu encerramento.
A mudança não significa a ruptura com a agenda de cidades, mas sim um direcionamento de energia e foco na temática de desenvolvimento territorial, na qual atuamos desde o início de nossa história, na costa sul da Bahia. Com isso, além deste território, o Arapyaú seguirá também com olhar voltado à Amazônia dentro do programa de Mudanças Climáticas. A proposta é atuar em parceria com a gestão municipal no contexto destas duas regiões.
Ao longo destes anos, o Programa Cidades e Territórios congregou importantes iniciativas, como o Programa Cidades Sustentáveis, que exerce importante papel na construção de conhecimento, discussão e influência de políticas públicas para a criação de cidades sustentáveis; os projetos desenvolvidos em Sobral e Três Lagoas de planejamento participativo de longo prazo. Mais recentemente, também tivemos a experiência com o projeto piloto de soluções inovadoras em quatro municípios, representantes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.
O acúmulo de conhecimento gerado nesta frente inspirará e alimentará nossas ações nos dois territórios de atuação definidos.
Vale destacar que as iniciativas em andamento em Cidades já estavam no final do ciclo de projeto e a expectativa é de que o processo de transição aconteça até março de 2021.
Todas essas mudanças fazem parte de um contínuo processo de desenvolvimento e amadurecimento de nosso instituto e representa nossa busca por maior impacto e foco de atuação. Nos orgulhamos de nossa história e agradecemos a todos que teceram este caminho até hoje em parceria conosco. Seguimos otimistas e energizados para os ciclos que virão.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…