Instituto Arapyaú atualiza seu modelo de governança

Prezados(as) parceiros(as),

O significado de Arapyaú, para o povo guarani, é um ato cósmico de reestabelecimento e renovação do mundo. Foi com base nesse princípio que o Instituto Arapyaú foi criado e definiu seus objetivos de contribuir com a transformação da sociedade em questões sociais e ambientais relevantes da contemporaneidade.

Neste ano marcado por enormes desafios, o Arapyaú não se intimidou. Ampliamos o diálogo com a sociedade em seus diversos setores para discutir caminhos de desenvolvimento sustentável e influenciar decisões. A Concertação pela Amazônia é um exemplo disso.  Neste panorama desafiador, assumi com muito orgulho como presidente do Conselho do Instituto Arapyaú, certo de que, apesar dos desafios pela frente, temos uma equipe engajada nos nossos propósitos de contribuir para a transformação de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Por isso, é com satisfação que comunicamos um novo modelo de governança, no qual privilegiamos as decisões cada vez mais de forma colegiada e horizontal. Optamos por não ter um diretor executivo e criamos um Steering Committee para estar próximo das lideranças do Instituto com as orientações estratégicas. Os gestores do Instituto estarão, desta forma, diretamente ligados ao Steering Committee e ao Conselho.

Thais Ferraz assume a responsabilidade pelas áreas transversais, com foco na gestão do Instituto, e atuará ao lado dos líderes de programas Marcelo Cabral (Cidades e Territórios), Renata Piazzon (Mudanças Climáticas) e Ricardo Gomes (Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia). Diego Lembo, gerente de relações institucionais da Maraé, será responsável pela integração das iniciativas do grupo e um novo programa de associados Arapyaú, que visa a fortalecer lideranças e agendas alinhadas às nossas estratégias e valores.

Com esse modelo inovador de governança esperamos fortalecer ainda mais o pensamento sistêmico e a missão principal do Arapyaú de contribuir para uma transformação mais ampla da sociedade.

Atenciosamente,

Roberto Waack, presidente do Conselho do Instituto Arapyaú