O BCG GAMMA, unidade do Boston Consulting Group de análise avançada de dados e inteligência artificial, e o Instituto Arapyaú, anunciaram em junho os dois times vencedores da quarta edição do BCG GAMMA Challenge. O desafio de ciência de dados instigou novos talentos da área de análise a desenvolverem soluções para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia. Mais de 110 jovens participaram da competição.
Na quarta edição do desafio, o ponto de partida para elaborar as propostas foi a análise de dados públicos de municípios da região da Amazônia Legal. Os grupos vencedores se destacaram pelo uso de machine-learning (ML) e algoritmos de agrupamento para identificar e resolver problemas reais da região amazônica, além de colaborarem para o crescimento da economia local.
O primeiro grupo focou na promoção da agricultura familiar sustentável e criou um modelo que prevê a produtividade de plantações, considerando produtos compatíveis com as florestas de cada município da região. Na tecnologia utilizada, os computadores têm a capacidade de “aprender” com os dados públicos sobre o solo e o clima de outros municípios e emitir as previsões sobre as cidades estudadas. Desse modo, conseguem recomendar uma opção de plantio otimizado para cada região, o que pode facilitar o direcionamento de políticas públicas e de auxílios específicos.
Já o segundo projeto criou um sistema para compreender quais fatores regionais contribuem para aumentar a renda per capita dos municípios, considerando variáveis acionáveis pelo poder público, como qualidade da gestão, condições de saneamento básico ou acesso à internet. O grupo conseguiu mostrar, a partir de um novo método para tratar os dados e simulações com inteligência artificial, que com medidas de melhoria nos indicadores avaliados, sobretudo os relacionados ao meio ambiente, à sustentabilidade e à gestão municipal, a renda per capita tem aumento considerável.
“O desafio proposto pelo BCG conversa diretamente com as nossas causas. O Arapyaú acredita no poder do conhecimento e do trabalho em rede para solucionar problemas complexos. No nosso entendimento, a Amazônia é central na trajetória de desenvolvimento para o Brasil: por suas riquezas naturais e papel de segurança climática que ela desempenha para todo o mundo”, afirmou Renata Piazzon, diretora executiva do Instituto Arapyaú, em texto sobre o projeto.
Durante o desafio, os participantes do evento contaram com apresentações e capacitações, além de sessões de trabalho com profissionais do BCG para auxiliá-los no processo. Os projetos vencedores foram escolhidos por uma banca, composta por lideranças do BCG GAMMA e do Arapyaú, jornalistas e acadêmicos no setor de sustentabilidade. Cada grupo foi contemplado com bolsas de estudos em ciência de dados para os participantes.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…