Arapyaú reafirma Compromisso com a Educação Pública no sul da Bahia

Arapyaú reafirma Compromisso com a Educação Pública no sul da Bahia
Visita a obra da CIEI das gestoras das escolas em fevereiro

As redes de educação de Una e Uruçuca repactuaram, neste mês, a parceria com o Plano Compromisso com a Educação Pública, desenvolvido pelo programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú. As redes enfrentam os desafios que a pandemia impõe, especialmente na área educacional, com aulas remotas e escolas fechadas, com reflexo direto na aprendizagem dos estudantes. Para 2021, o programa dará continuidade às ações de formação da rede de educadores parceiros, avaliações dos alunos e buscar recuperar a defasagem de aprendizado com a pandemia.

Nosso apoio às redes será principalmente na volta gradual das aulas presenciais e no ensino híbrido. Temos trabalhado muito pensando nestas perspectivas e em como ajudar neste processo desafiador” 

Carolina Paseto, do Instituto Arapyaú.

A secretária de Educação de Uruçuca, Célia Raimunda Rocha Calmon, lembra do papel fundamental do programa no ano passado, com o início das aulas remotas, mas sabe que 2021 não será diferente com o desafio de compactar dois anos em um (2020 e 2021). Para isso, será necessário enfatizar o essencial do currículo de cada ciclo escolar, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A repactuação também prevê a expansão da formação de professores para as áreas de história e geografia, além de linguagem e ciências exatas, dar mais ênfase às formações de professores do Ensino Fundamental 2, buscando alcançar o mesmo desempenho do Fundamental 1, que atingiu a meta do último IDEB, além de reestruturar o plano de cargos e salários da secretaria.  

Tivemos total apoio na pandemia do Instituto Arapyaú, recebemos orientação técnica para suprir as necessidades que surgiram no decorrer do prolongamento da pandemia em 2020. O programa é de suma importância ao município. Com o apoio do Instituto e das parcerias com outras instituições, como o Instituto Chapada, temos tentado superar essas dificuldades e fazer da escola de fato esse lugar de aprendizagem”

Célia Raimunda Rocha Calmon, secretária de Educação de Uruçuca.
Reunião online para apresentação do projeto pedagógico em dezembro de 2020
Reunião online para apresentação do projeto pedagógico em dezembro de 2020

Projeto Político Pedagógico: Esperança e orgulho

Apesar das incertezas no cenário deste ano, um projeto tem dado esperança e orgulho à educadora e a muitos professores e moradores da região. Trata-se do Projeto Político Pedagógico (PPP), que foi apresentado à comunidade em dezembro passado e será usado no novo Centro Integrado de Educação Integral de Serra Grande (CIEI), ainda em 2021. 

Com a voz embargada, a secretária de Uruçuca conta como viu nascer o projeto e sua satisfação com o resultado. 

“Nossa força, nosso poder intelectual está na educação, por isso foi um momento de grande emoção. A gente sempre acreditou e defendeu a participação coletiva, pois sabemos que quando a comunidade participa, fortalece a educação. Vimos nascer um PPP que foi a soma dos esforços e da participação daqueles que se importam pela educação municipal”, diz Célia. “Ver o fruto do trabalho coletivo, levado com responsabilidade e defendendo os interesses da comunidade, é incrível”, afirma. 

O PPP construído coletivamente resgata histórias culturais da região e as fazem parte do currículo escolar. O processo de construção teve início por volta de 2008, iniciado pela própria comunidade, e em diálogo com o Instituto Arapyaú. Em 2019, ele contou com a parceria do Centro de Referências em Educação Integral (CR) para finalizar o material. Em 2021, na nova escola, poderá ser aprendido pelos estudantes locais, que saberão um pouco mais das suas riquezas culturais e naturais.