Biblioteca de bancos de dados sobre a Amazônia Legal reúne 14 plataformas

Concertação lança biblioteca de bancos de dados sobre a Amazônia Legal
Foto: iStock

Uma nova ferramenta para ajudar na construção de respostas aos desafios da Amazônia Legal está disponível a partir deste mês no site da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia. Trata-se de uma biblioteca que reúne 14 plataformas de dados sobre a região. A ferramenta é mais uma estratégia da rede para fortalecer o seu papel de hub de conhecimento científico e demográfico sobre a Amazônia Legal, que engloba nove estados brasileiros.

A biblioteca permite ao usuário filtrar as bases de dados por um ou mais temas, tornando mais fácil o caminho de quem busca indicadores específicos sobre um determinado aspecto da região. As categorias são: Cidades, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Economia, Educação, Infraestrutura, Mineração, Mudanças Climáticas, Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária, Saúde, Segurança Pública.

O mapeamento reúne bases com diferentes tipos de visualizações de dados, como gráficos, dashboards, satélites, monitoramentos em tempo real, entre outros. O objetivo desse levantamento é dar visibilidade e facilitar o acesso a um conjunto de iniciativas que reúnem ou produzem dados e indicadores de diferentes setores e fontes sobre a região. 

“A nossa intenção é que atores da sociedade civil, governo, academia, terceiro setor, setor privado, entre outros, possam cada vez mais se apropriar dessas ferramentas e utilizá-las para construir respostas e soluções aos muitos desafios da região”, explica Vinicius Elias de Souza, analista de projetos do Instituto Arapyaú. 

Uma das plataformas compiladas é a Amazônia Legal em Dados. Lançada em 2021, ela oferece uma visão integrada de todos os estados da região, mas também possibilita a comparação de cada estado específico com o todo. Permite ainda a visualização de dados a partir de quatro agrupamentos: áreas de floresta conservada, áreas de transição, áreas convertidas e cidades.

Confira a lista completa de plataformas que compõem a biblioteca e acesse cada uma delas ao final da página no site (clique aqui):