Campanha Seja Legal com a Amazônia faz série de vídeos sobre como funciona o roubo de terras públicas na região

Vídeo da campanha Seja Legal com a Amazônia

A campanha Seja Legal com a Amazônia, realizada por um grupo de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada – entre elas nossos parceiros da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura – acaba de lançar uma série de vídeos que explicam como acontece a grilagem de terras e por que este crime está relacionado ao desmatamento ilegal, violência e corrupção na região.

Os vídeos trazem entrevistas com quatro Procuradores da República integrantes da Força-Tarefa Amazônia, iniciada em agosto de 2018 para articular entidades federais como o Ibama e o Exército a procuradores que atuam na área ambiental. Além de explicar o funcionamento da ilegalidade em torno do desmatamento, especialistas mostram formas de combater a situação. 

“A expectativa social de que se invadirmos nada vai acontecer e, ao contrário, nós seremos legitimados nessas posses, é muito forte e favorece o fenômeno”, afirma Ana Carolina Bragança, uma das procuradoras entrevistadas.

Assista aos vídeos:

A campanha Seja Legal com a Amazônia é um esforço conjunto realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.