Com proposta sustentável, a ‘Nova Escola’, em Serra Grande (BA), ganha novos parceiros

Nova escola em Uruçuca
Arte inspirada no projeto da Nova Escola, feita por Marcelo Valença/Futurar.

O Centro Integrado de Educação Integral (CIEI), chamado de “Nova Escola” pela comunidade de Serra Grande, distrito de Uruçuca (BA), está prestes a dar mais um passo importante para a conclusão de seu projeto sustentável e ecológico. A chegada de dois novos parceiros vai possibilitar o início do paisagismo da escola, que envolverá uma área de 10 mil m². Além da doação de mudas, instalação de telhado verde e consultoria para apoiar implementação das hortas e plantio, o investimento também permitiu a compra de todo o mobiliário da escola, que será a primeira na rede pública do Brasil a ser sustentável.

Por meio de um programa de captação de recursos coordenado pelo Instituto Arapyaú, juntaram-se ao projeto Teresa Bracher, empreendedora social e ambientalista, e João Pedro Solano, fundador da Grão Investimento e Participações.

A educação é a maior ferramenta para o desenvolvimento. Uma educação digna, de qualidade e que valorize os valores e culturas locais, sem deixar de olhar para o futuro, deve ser fundamental para todas as crianças. Esse projeto incrível e único nos deixou muito orgulhosos, principalmente em ver como agentes públicos e privados puderam se unir para superar todos os desafios e atingir um objetivo comum. Poder fazer parte da construção desse sonho é um privilégio.”

João Pedro Solano, fundador da Grão Investimento e Participações

As obras da escola receberam financiamento do governo federal via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), mas o paisagismo e o mobiliário não foram contemplados com verba pública.  

Nesta reta final – envolvendo o paisagismo e o mobiliário – serão priorizados a contratação local e o trabalho via mutirão com a comunidade, previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2022. Carolina Paseto, coordenadora de Educação do Instituto Arapyaú, diz que as portas continuarão abertas para a chegada de novos investimentos. “Pela potência do projeto, entendemos a oportunidade de continuar trazendo apoio para outras ações, como a disponibilização de Wi-Fi pela escola”, explica.  

O CIEI terá capacidade para 2 mil estudantes de educação infantil, fundamental e de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal. A perspectiva é de acolher no futuro outros níveis educacionais, como ensino médio, técnico e superior.