A rápida transmissão do novo coronavírus colocou todos os municípios brasileiros em alerta e exigiu uma resposta assertiva e acelerada dos gestores públicos. Atento a essa necessidade, o Instituto Arapyaú lançou em março, junto com a Impulso e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), a plataforma CoronaCidades, um instrumento de apoio à gestão pública na implementação de medidas de contenção do avanço da Covid-19.
Até o final de abril, foram mais de 56 mil acessos e mais de 200 demandas pelo site, das quais 50 provenientes de gestores públicos. A plataforma também despertou o interesse de outras organizações, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que a divulgou para secretários e prefeitos de mais de 2.300 municípios brasileiros, e do Instituto Votorantim.
Conheça abaixo as ferramentas gratuitas disponíveis na página da iniciativa:
O manual, em linguagem didática e simples, traz ações e tópicos prioritários que contribuem na tomada de decisões em regime de crise, emergência e informação abundante em circulação. São quatro eixos de atuação: governança de crise, comunicação e distanciamento, vigilância e assistência. O documento foi elaborado com base nos documentos, protocolos e orientações disponibilizados pelo Ministério da Saúde e outras organizações. O formato de checklist, instrumento amplamente utilizado na saúde pública, permite ao gestor diagnosticar seu nível de preparo para atuar no combate à doença. Acesse: https://coronacidades.org/checklist/
A ferramenta faz simulações gratuitas que preveem em quantos dias será atingida a capacidade de leitos e ventiladores mecânicos em cada município, baseada em dados em tempo real do DataSUS, que atualiza o número de casos confirmados em cada cidade para poder oferecer simulações mais próximas possíveis da realidade local. O objetivo é contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos, gerando informações que permitem análises de cenários, como o tempo de estoque desses equipamentos de saúde nas cidades. Com a simulação, o gestor público pode prever medidas de isolamento social de diferentes intensidades e traçar um plano de ação para evitar o colapso do sistema de saúde local. Acesse: https://simulacovid.coronacidades.org/.
Criada pela Vital Strategies e traduzida pelo CoronaCidades, essa ferramenta avalia o nível de preparo de cada município para flexibilizar o distanciamento social e retomar as atividades diante da crise provocada pela Covid-19. O gestor deve marcar no site “sim” ou “não”, de acordo com a realidade local, em uma lista de requisitos divididos em três seções: Epidemiologia, Cuidados com Saúde e Saúde Pública. O resultado final possibilita que gestores tracem um planejamento, e também oferece uma sugestão de cronograma de reabertura. Acesse: https://coronacidades.org/avaliacao-para-reabertura-de-municipios/
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…
View Comments