Dados atualizados sobre a Amazônia Legal permitem análises inéditas sobre a região

Dados atualizados sobre a Amazônia Legal permitem análises inéditas sobre a região
Vista aérea de Tefé (AM), parte da Amazônia Legal. Foto: Rodrigo Kugnharski / Unsplash

Em uma sociedade cada vez mais digital e conectada, ter acesso a dados confiáveis é uma forma de checar discursos enganosos, combater fake news, produzir conhecimento sobre a realidade e até mesmo transformá-la. Aqui destacamos duas das plataformas que reúnem dados oficiais e fornecem análises inéditas sobre a Amazônia Legal, disponíveis para serem usadas como ferramentas complementares nesse desafio: a Data Zoom Amazônia e a Amazônia Legal em Dados.  

Lançada neste mês, a Data Zoom Amazônia é uma plataforma que possibilita ao usuário extrair dados diretamente das fontes originais, o que torna o acesso a diversas bases de dados relacionadas à Amazônia brasileira mais prático e ágil. Com os dados em mãos, é possível cruzá-los e compreender relações entre diferentes temas relacionados ao desenvolvimento da região. Além das análises poderem ser feitas entre os estados, também é possível ter acesso aos indicadores municipais, colocando assim uma lente de aumento no território. É a primeira vez que microdados sobre a área têm acesso facilitado.

A plataforma Data Zoom Amazônia possui três grandes seções: meio ambiente, economia e social. Dentro delas, há quatro tópicos: desmatamento, comércio exterior, mercado de trabalho e desenvolvimento. As bases de dados vêm em uma linguagem de programação estatística chamada R, que permite visualizar os resultados em formato de gráficos interativos. Para quem não entende de programação, mas quer aproveitar a plataforma, há uma seção que faz análises em formato de texto sobre determinados temas, chamada “Histórias”. 

O projeto foi desenvolvido pelo Data Zoom do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e faz parte do conjunto de ações da iniciativa Amazônia 2030, formada por pesquisadores brasileiros que visam planejar modelos de desenvolvimento sustentáveis para a região.

Outra iniciativa é a Amazônia Legal em Dados, lançada em 2021, que teve sua base de informações recentemente atualizada. A plataforma conta com uma interface simples, em que o próprio usuário pode fazer relações entre os indicadores e visualizar os resultados em gráficos interativos e mapas. Não é necessário saber programação, nem utilizar softwares específicos para essa finalidade. A plataforma oferece uma visão integrada de todos os estados da Amazônia Legal, mas também possibilita a comparação de cada estado específico com o todo. A partir dessa relação é possível saber como cada estado está posicionado em relação à região e, com isso, saber o tamanho dos desafios a serem enfrentados nas áreas socioambientais e econômicas. Além disso, a plataforma permite que os dados sejam visualizados a partir de quatro agrupamentos: áreas de floresta conservada, áreas de transição, áreas convertidas e cidades. 

Outro diferencial é a ferramenta de análise prospectiva. Utilizando um modelo matemático é possível ver algumas tendências em determinados indicadores para os próximos anos. A plataforma é uma iniciativa fomentada pela rede Uma Concertação Pela Amazônia e desenvolvida pela consultoria Macroplan com apoio do Instituto Arapyaú. 

Para Vinicius Elias de Souza, analista do programa Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú, as plataformas são complementares: “Alguns indicadores que não estão presentes em uma, podem ser encontrados na outra, o que torna ambas importantes ferramentas analíticas para acadêmicos, terceiro setor, sociedade civil, movimentos sociais e demais interessados em produzir conhecimento sobre a região”.