Este mês aconteceu o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Sempre com debates emergentes da atualidade, desta vez a pauta de mudanças no clima ganhou grande destaque, consolidando o que já se vem sentindo nos últimos anos quanto a relevância deste assunto. Representados por nossa gerente de Mudanças Climáticas, Renata Piazzon, nosso conselheiro Johannes Van de Ven e um grande parceiro do Instituto, o cientista Carlos Nobre, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto esta agenda.
Durante o Fórum, foi lançado o Relatório de Riscos Globais, que destacou que, em 2020, cinco dos dez riscos globais apontados para os próximos dez anos são relacionados à agenda ambiental. Entre eles, estão eventos extremos, falha no combate às mudanças climáticas, desastres naturais e também os causados pela humanidade, e a perda da biodiversidade.
Sobre o crescente desmatamento da Amazônia, os cientistas alertaram que se atingirmos 20 a 25% de perda da floresta (atualmente este número está em 17%), podemos ter um ciclo de seca, incêndios florestais e dano à cobertura florestal irreversível.