De olho nas discussões internacionais sobre clima

Carlos Nobre participa do painel “Um futuro sustentável para a Amazônia” de olho nas discussões internacionais sobre clima
Carlos Nobre participa do painel “Um futuro sustentável para a Amazônia”

Este mês aconteceu o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Sempre com debates emergentes da atualidade, desta vez a pauta de mudanças no clima ganhou grande destaque, consolidando o que já se vem sentindo nos últimos anos quanto a relevância deste assunto. Representados por nossa gerente de Mudanças Climáticas, Renata Piazzon, nosso conselheiro Johannes Van de Ven e um grande parceiro do Instituto, o cientista Carlos Nobre, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto esta agenda.

único painel de debate formado por mulheres durante agenda em Davos, de olho nas discussões internacionais sobre clima
Unico painel de debate formado por mulheres durante agenda em Davos

Durante o Fórum, foi lançado o Relatório de Riscos Globais, que destacou que, em 2020, cinco dos dez riscos globais apontados para os próximos dez anos são relacionados à agenda ambiental. Entre eles, estão eventos extremos, falha no combate às mudanças climáticas, desastres naturais e também os causados pela humanidade, e a perda da biodiversidade.

Sobre o crescente desmatamento da Amazônia, os cientistas alertaram que se atingirmos 20 a 25% de perda da floresta (atualmente este número está em 17%), podemos ter um ciclo de seca, incêndios florestais e dano à cobertura florestal irreversível.

Artigos relacionados