Este mês aconteceu o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Sempre com debates emergentes da atualidade, desta vez a pauta de mudanças no clima ganhou grande destaque, consolidando o que já se vem sentindo nos últimos anos quanto a relevância deste assunto. Representados por nossa gerente de Mudanças Climáticas, Renata Piazzon, nosso conselheiro Johannes Van de Ven e um grande parceiro do Instituto, o cientista Carlos Nobre, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto esta agenda.
Durante o Fórum, foi lançado o Relatório de Riscos Globais, que destacou que, em 2020, cinco dos dez riscos globais apontados para os próximos dez anos são relacionados à agenda ambiental. Entre eles, estão eventos extremos, falha no combate às mudanças climáticas, desastres naturais e também os causados pela humanidade, e a perda da biodiversidade.
Sobre o crescente desmatamento da Amazônia, os cientistas alertaram que se atingirmos 20 a 25% de perda da floresta (atualmente este número está em 17%), podemos ter um ciclo de seca, incêndios florestais e dano à cobertura florestal irreversível.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…