A Treevia, de São José dos Campos (SP), foi a startup vencedora do Desafio Tecnológico – Inventário Florestal, ação promovida pelo Sebrae e Faeb/Senar que tem como objetivo buscar soluções tecnológicas que atendam aos requisitos básicos para o Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca, sistema em que o cacau é cultivado na sombra de árvores da Mata Atlântica. “A ideia é que a inovação que eles apresentaram possa auxiliar o produtor a baratear o custo do inventário florestal, que é uma das etapas para poder realizar o manejo da cabruca, e possa também otimizar o processo de levantamento da flora existente no sistema”, destaca Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú.
O anúncio foi feito no dia 22 de julho, durante a 13ª edição do Chocolat Festival, no Centro de Convenções de Ilhéus. A equipe vencedora recebeu R$ 100 mil como premiação. A startup apresentou a proposta de uma ferramenta que integra – por meio do sistema SmartForest – diferentes stakeholders. A solução busca maior eficiência dos processos, redução no custo operacional, aumento da produtividade, maior otimização do manejo florestal e, consequentemente, maior rentabilidade para o produtor.
As outras duas finalistas também mereceram destaque: a Sucupira Agroflorestas, da Bahia, e a Busca Terra, de São Paulo. A solução tecnológica proposta pela startup baiana Sucupira Agroflorestas trouxe uma solução denominada de Sistema Integrado de Inventário em Cabruca (SIIC) para tornar o inventário florestal mais ágil, menos custoso, mais eficiente e abrangente, fornecendo subsídios não apenas ao mapeamento e à caracterização do sistema produtivo, mas também ao seu manejo, sua diversificação produtiva e sua continuidade.
Já a Busca Terra apresentou uma proposta de baixo custo usando o telefone celular como ferramenta, o que também despertou a atenção dos avaliadores. A solução tecnológica deles é um aplicativo que capta e sincroniza dados em campo com armazenamento de informações das árvores nativas feito por um especialista, armazena as coordenadas, arquiva fotos, vídeos e outros dados ambientais como luminosidade e temperatura. Ao encontrar sinal de internet, todos os dados coletados no app são sincronizados a um software, otimizando tempo e reduzindo custos operacionais.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…