Em setembro foram realizadas três importantes discussões em torno do mercado do cacau e o seu desenvolvimento sustentável.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu a 50ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais, da qual o Instituto Arapyaú é membro permanente. Na ocasião, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, mostrou-se disposta a enfrentar dois dos principais problemas da lavoura cacaueira do sul da Bahia: o endividamento e o manejo do sistema cacau-cabruca.
Com relação à cabruca, Tereza Cristina propôs estudar uma saída que considere eventual federalização da regulamentação do seu manejo, medida que, a partir de estratégias, técnicas e práticas já conhecidas, agregaria receitas por meio do excedente de madeira, da produção de frutas, da extração de óleos e essências, além de aumentar a produtividade das plantações de cacau. Ao falar sobre o endividamento, a ministra indicou a intenção de desenvolver uma solução “específica para o cacau da Bahia”.
Na oportunidade, também foi avaliado o Plano de Ação de Melhoria das Condições de Trabalho na Cadeia do Cacau e atualizados os números das indústrias moageira e chocolateira. Além disso, foi abordada a atuação do Grupo de Trabalho sobre Fundo Patrimonial, um projeto do qual o Arapyaú faz parte e que visa a analisar e estruturar um fundo privado de pesquisa e inovação para o cacau, iniciativa que conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a construção do modelo.
As iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável do setor também foram tema da reunião do Grupo Técnico CocoaAction Brasil, no dia 23 de setembro. No encontro foi apresentado um relatório com dados e informações sobre a cultura do cacau, para apoiar a gestão e tomada de decisão por parte do setor e orientar a construção de políticas públicas. O material foi produzido em cooperação com a cadeia produtiva do cacau e do chocolate, representada pela CocoaAction Brasil e executado pelo Instituto Floresta Viva (ONG que atua na região), e contou com a cooperação científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade de Brown (Estados Unidos).
Em 8 de outubro, o CocoaAction também realizará o webinar Panorama da Cacauicultura no Litoral Sul da Bahia.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…