Diretora-executiva do Instituto Arapyaú vai compor o novo ‘Conselhão’ do presidente Lula

Foto de Renata Piazzon, diretora-executiva do Instituto Arapyaú e agora membro do novo conselhão do presidente Lula
Foto: Cauê Ito

A diretora-executiva do Instituto Arapyaú, Renata Piazzon, foi convidada a compor o novo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o chamado “Conselhão” da Presidência da República. O órgão de consulta foi restabelecido em 2023 e, entre outras mudanças, acrescentou uma perspectiva de sustentabilidade. A lista completa de integrantes ainda será anunciada.

O Conselho será composto por cerca de 200 representantes de diversos setores da sociedade civil. Renata Piazzon é considerada uma liderança nacional na agenda das mudanças climáticas, tendo participado da equipe de transição de governo na área de Meio Ambiente. Na ocasião, levou as propostas da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia de uma agenda integrada para o território. Cinco delas foram implementadas já no primeiro dia de governo, no conhecido “revogaço ambiental”. 

O Conselhão será presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivo principal auxiliar na formulação e na análise de políticas públicas, articulando a relação do governo com os setores da sociedade. Os representantes também terão um papel de mobilizar agentes dos setores econômicos e a população a se engajarem em projetos de desenvolvimento. 

Em aceno à agenda de gênero e demonstrando uma maior preocupação com a diversidade no colegiado, haverá na nova composição um mínimo de 40% de mulheres entre os membros. Além de Renata Piazzon, vão compor o colegiado nomes como Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, e Neca Setúbal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal. 

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, contou à imprensa que o Conselho será um espaço de construção de pontes e agenda comuns, além de uma arena para o governo dialogar com o empresariado. Nenhum integrante será remunerado por sua participação no grupo.

Leia mais detalhes na matéria da Veja