Educação de Una e Uruçuca avança no Ideb 2019

Educação de Una e Uruçuca avança no Ideb 2019
Foto: Mariana Cabral

Os municípios do sul da Bahia Una e Uruçuca apresentaram avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, que foi divulgado em setembro com as notas da educação de todo o Brasil. Estes municípios deixaram no passado as sucessivas quedas no Ideb e avançaram no índice.

A cidade de Una avançou 0,5 ponto no Ideb 2019 e alcançou sua meta prevista de 4,8 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já Uruçuca avançou 0,6 ponto no índice, e ficou a 0,1 ponto de alcançar o resultado esperado para 2019 (que era de 4,3 pontos). Uruçuca também superou a nota do Ideb 2017, que havia ficado 0,4 ponto abaixo da meta para aquele ano. 

O avanço das redes de Una e Uruçuca no Ideb 2019 é significativo quando comparado ao resultado do Brasil: em média, o crescimento foi de 0,3 ponto nas redes municipais brasileiras (contra aumento de 0,5 de Una e de 0,6 em Uruçuca). Entre os seis municípios que compõem a Costa do Cacau, Una teve o melhor resultado no Ideb e Uruçuca deixou o último lugar, passando para quinto. No estado da Bahia, apenas 22% dos municípios apresentaram evolução do Ideb igual ou superior ao crescimento de Una e Uruçuca.

Una e Uruçuca mostraram um crescimento importante e consistente na aprendizagem das crianças, que é resultado de um trabalho de formação e construção dos projetos pedagógicos das escolas”

Cleuza Repulho, especialista em educação e consultora do “Plano Compromisso com a Educação Pública”

O plano vem sendo desenvolvido nas cidades de Una e Uruçuca há dois anos em parceria do Instituto Arapyaú com as secretarias de educação locais.

O Plano Compromisso com a Educação Pública busca melhorar a aprendizagem dos estudantes por meio do desenvolvimento de uma cultura de formação continuada dos profissionais da educação (professores, gestores, técnicos das secretarias) e também da avaliação permanente dos alunos. 

Carolina Paseto, coordenadora de educação do Instituto Arapyaú, analisou os resultados como um passo significativo no avanço educacional das cidades. “É uma alegria participarmos dessa parceria e transformação, em que Una e Uruçuca mudam as suas trajetórias de estagnação e queda na nota do Ideb, passando para avanços no índice”, afirma Carolina.