Frente Amazônia Arapyaú

Foto: iStock

Muitas iniciativas envolvendo a Amazônia têm surgido, mas muitas vezes de forma fragmentada e pouco sinérgicas. A Frente Amazônia foi criada com o objetivo de contribuir para que essas iniciativas tenham mais articulação e efetividade, buscando a consolidação de um movimento que torne perene a reflexão sobre a região para a implementação de uma agenda que envolva todo o país. As principais premissas desta frente, que contempla as perspectivas local, nacional e internacional, são: 

1. Construir uma visão de futuro para a região, considerando novos conceitos de desenvolvimento com valorização dos ativos ambientais e culturais; 

2. Incluir o mainstream econômico atuante na Amazônia (mineração, agronegócio, florestas, logística, energia, turismo etc.), buscando conciliação com a agenda construída pela sociedade civil e academia; 

3. Apoiar o desenvolvimento institucional para esta nova perspectiva de desenvolvimento;

4. Propor mecanismos de governança mais eficazes.

Por meio da atuação em rede, esta frente busca construir uma base de conhecimento ampla sobre a região, envolvendo não só o Arapyaú, mas também nossos parceiros, como a Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, o Amazônia 2030 e o New Climate Economy, liderado pelo WRI.

Buscamos uma articulação dos esforços realizados pela academia, sociedade civil, governo, comunidades locais, filantropia e mainstream econômico para a institucionalização da Amazônia pela sociedade brasileira.

Renata Piazzon, secretária executiva do Steering Committee, recém-criado para discussão dessa temática.