De 21 a 27 de setembro, a Semana do Clima de Nova Iorque reuniu líderes empresariais, governamentais e ambientalistas para apresentar e discutir questões climáticas emergenciais. A edição 2020, que ocorreu totalmente online, por meio de plataforma digital, é a maior cúpula do clima deste ano e teve como ponto central refletir sobre os impactos causados pela pandemia da Covid-19 e as lições que podemos aprender na busca de um futuro carbono zero.
Na programação, foram apresentadas importantes iniciativas brasileiras, como o guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, pela Amazônia Possível, e o estudo “A rastreabilidade da cadeia da carne bovina no Brasil”, feito pela Coalizão Brasil.
A Amazônia Possível, uma parceria entre o Instituto Arapyaú, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Sistema B, lançou o guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, no dia 22 de setembro. A Amazônia Possível tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável da região amazônica, por meio de apoio e parcerias com o setor empresarial, e foi lançada na Semana do Clima em 2019.
O webinar de lançamento do guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável” discutiu como incentivar que mais empresas estrangeiras conheçam e se apropriem deste conteúdo. A palestra “Amazônia: desenvolvimento sustentável da região e importância da atuação do setor empresarial” contou com a participação de Renata Piazzon, gerente do programa de Mudanças Climáticas, do Instituto Arapyaú, e André Guimarães, diretor executivo do IPAM e cofacilitador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. No painel com empresas e seus cases na região participaram: Fabio Cirilo, coordenador de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos, Américo Mattar, diretor da Fundação Telefônica Vivo, Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura, e Regina Magalhães, diretora do Setor Automotivo e de Transportes da Schneider Electric para a América Latina.
Acesse os 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável.
O estudo da Coalizão Brasil, movimento formado por mais de 200 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil, avaliou a rastreabilidade na cadeia de carne bovina do Brasil. A principal conclusão é que é possível saber a origem da carne produzidas nos biomas Amazônia e Cerrado, e que o Brasil pode garantir uma produção livre de desmatamento.
Esse monitoramento será possível, segundo o estudo, com um acompanhamento criterioso e a integração de informações entre a Guia de Transporte Animal (GTA), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os respectivos mecanismos legais que permitam sua validação conjunta. Além disso, destaca o cumprimento das exigências estabelecidas pelos acordos firmados no âmbito do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) e pelos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) entre o Ministério Público Federal (MPF) e os processadores de carne operando na Amazônia Legal.
O estudo também compara os sistemas de rastreabilidade pelo mundo e contou com entidades do agronegócio e da sociedade civil como: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), EQAO, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto Arapyaú, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), JBS, Marfrig, Partnerships for Forests – P4F, Solidaridad Network, The Nature Conservancy (TNC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vicente e Maciel Advogados e WWF Brasil.
A íntegra do estudo pode ser acessada aqui.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…