O sistema Faeb Senar Bahia e o Sebrae/BA – em parceria com a aceleradora Rede Mais e o apoio do Instituto Arapyaú – lançaram no mês passado um desafio para startups e empresas de tecnologia: como fazer um inventário florestal a um custo mais baixo para tornar possível o manejo do cacau cabruca?
Muito presente no sul da Bahia, o sistema cabruca é um exemplo de modelo sustentável de produção. Como o cultivo do cacau se dá sob a sombra das árvores, as áreas de cabruca preservam elementos originais da flora e da fauna da Mata Atlântica e mantêm a cobertura florestal da região.
Mas para se elevar a produtividade dessas áreas, é preciso fazer o manejo, ou seja, a troca gradual de árvores antigas por novas, sem comprometer a segurança ambiental e atendendo a todas as questões regulatórias. E, para tornar esse manejo viável, o inventário florestal, em função do alto custo, é o maior gargalo a ser enfrentado.
Em busca de soluções inovadoras para o problema, o “Desafio Tecnológico – Inventário florestal” vai selecionar 15 startups, que passarão por um processo de capacitação, e oferecer R$ 100 mil para a empresa vencedora viabilizar um protótipo da tecnologia. As inscrições vão até o dia 23 de outubro.
“O objetivo é atrair startups de todo o País para desenvolver tecnologias de campo ou sensoriamento remoto para a realização de inventário florestal. Embora a iniciativa esteja agora voltada para a cabruca, o inventário é uma questão para o Brasil todo, porque é indispensável para qualquer tipo de intervenção em área de floresta”, afirma Guilherme Moura, vice-presidente administrativo-financeiro da Federação de Agricultura da Bahia e responsável pela área de inovação da Senar.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…