Instituto Arapyaú e Agrocione promovem discussão sobre o uso sustentável da terra na Semana do Clima em Salvador (BA)

A Semana do Clima da América Latina e Caribe, que ocorre em Salvador (BA) de 19 a 23 de agosto, contará com uma programação paralela intensa e repleta de debates. Entre eles, está o side events promovido em parceria pelo Instituto Arapyaú e a Agrocione, com apoio da Partnership for Forests, que dará enfoque à importante discussão sobre o uso responsável e sustentável da terra. O debate será no dia 22 de agosto de 2019 (quinta-feira), das 12h30 às 13h25. 

O tema do uso da terra é de extrema relevância frente ao desafio do Brasil de reduzir os gases de efeito estufa em 43% até 2030, quando comparado ao nível de emissão em 2005.  Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta e grande parte (70%) vem do uso da terra e suas mudanças, principalmente pelo desmatamento ilegal. Diante desse panorama, o Instituto Arapyaú – instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que contribuem para um Brasil mais sustentável – tem entre seus programas prioritários o de “Mudanças Climáticas”, que olha para o uso da terra, com foco em conciliar o desenvolvimento econômico e conservação ambiental para combater o desmatamento.

No side events, serão apresentados dois projetos inovadores e formados em rede, que estão em sintonia para o cumprimento das metas brasileiras das NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada): o MapBiomas e MapBiomas Alerta, que contribuem com a meta de desmatamento ilegal zero, e o Caminhos da Semente, projeto alinhado com a meta de restauração de 12 milhões de hectares de florestas.

O MapBiomas (Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil) surgiu em 2015 com o objetivo de contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países. É uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros, formada por mais de 20 membros, entre ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Mais recentemente, foi lançado o sistema de MapBiomas Alerta para validar e refinar mensalmente os alertas de desmatamento no Brasil com imagens de alta resolução. Nos próximos anos, a degradação, o registro e a regeneração serão monitorados e incluídos no sistema.

Já o Caminhos da Semente é promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Agroicone e o P4F (Partnerships for Forests) e visa a disseminar e alavancar a adoção da semeadura direta, que é uma técnica de baixo custo e alta eficácia, para a restauração florestal no Brasil.

Poster sobre o debate: Casos de sucesso em uso da terra e suas contribuiçoes para as NDCs brasileiras. Realizao na Semana do clima da América Latina e Caribe