A Semana do Clima da América Latina e Caribe, que ocorre em Salvador (BA) de 19 a 23 de agosto, contará com uma programação paralela intensa e repleta de debates. Entre eles, está o side events promovido em parceria pelo Instituto Arapyaú e a Agrocione, com apoio da Partnership for Forests, que dará enfoque à importante discussão sobre o uso responsável e sustentável da terra. O debate será no dia 22 de agosto de 2019 (quinta-feira), das 12h30 às 13h25.
O tema do uso da terra é de extrema relevância frente ao desafio do Brasil de reduzir os gases de efeito estufa em 43% até 2030, quando comparado ao nível de emissão em 2005. Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta e grande parte (70%) vem do uso da terra e suas mudanças, principalmente pelo desmatamento ilegal. Diante desse panorama, o Instituto Arapyaú – instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que contribuem para um Brasil mais sustentável – tem entre seus programas prioritários o de “Mudanças Climáticas”, que olha para o uso da terra, com foco em conciliar o desenvolvimento econômico e conservação ambiental para combater o desmatamento.
No side events, serão apresentados dois projetos inovadores e formados em rede, que estão em sintonia para o cumprimento das metas brasileiras das NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada): o MapBiomas e MapBiomas Alerta, que contribuem com a meta de desmatamento ilegal zero, e o Caminhos da Semente, projeto alinhado com a meta de restauração de 12 milhões de hectares de florestas.
O MapBiomas (Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil) surgiu em 2015 com o objetivo de contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países. É uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros, formada por mais de 20 membros, entre ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Mais recentemente, foi lançado o sistema de MapBiomas Alerta para validar e refinar mensalmente os alertas de desmatamento no Brasil com imagens de alta resolução. Nos próximos anos, a degradação, o registro e a regeneração serão monitorados e incluídos no sistema.
Já o Caminhos da Semente é promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Agroicone e o P4F (Partnerships for Forests) e visa a disseminar e alavancar a adoção da semeadura direta, que é uma técnica de baixo custo e alta eficácia, para a restauração florestal no Brasil.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…