A convite da Natura, o Instituto Arapyaú esteve presente em três eventos no estado do Pará, entre janeiro e fevereiro, para uma imersão em projetos e discussões sobre financiamento e iniciativas sustentáveis em comunidades de cidades paraenses.
No primeiro deles, que ocorreu no dia 29 de janeiro, o Arapyaú acompanhou o evento “Fomentar o Financiamento e Colaboração para a Restauração da Natureza Brasileira”, realizado pela Salesforce, Natura &Co e WRI Brasil. A agenda contou com a participação da ministra do Meio Ambiente Marina Silva e Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES.
Estavam presentes diversas empresas engajadas na agenda de finanças e restauração, incluindo re.green, Biomas e Mombak. O foco do encontro foi a discussão sobre colaboração e financiamento, com destaque para a necessidade de um esforço pré-competitivo e a importância de reunir atores com visões complementares.
O segundo evento foi o lançamento do Recicla Benevides, um programa fruto da colaboração entre a Natura, a Prefeitura de Benevides, a cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano. O programa tem o objetivo de fomentar o ciclo de reciclagem na cidade, que fica na região metropolitana de Belém, aproveitando os resíduos do EcoParque da Natura para fortalecer a coleta seletiva e gerar renda para a comunidade local. O lançamento ocorreu no dia 30 de janeiro.
A última parada do Arapyaú na imersão paraense foi no lançamento da Agroindústria de Óleos Essenciais em Santo Antônio do Tauá, cidade a 56 quilômetros de Belém. A inauguração da agroindústria, no dia 1º de fevereiro, foi uma conquista viabilizada pela parceria entre a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo Santo Antônio do Tauá (Aprocamp) e a Natura. Com aportes destinados principalmente à aquisição de equipamentos, a iniciativa, anteriormente dependente de intermediários para a extração dos óleos essenciais, busca agregar valor aos produtos locais e aumentar a renda da comunidade em 60%.
“Foi uma experiência muito interessante. A mensagem-chave que ficou foi justamente essa necessidade de trabalhar em rede, em cooperação, e no arranjo de multiatores e setores para fazer com que a agenda realmente avance”, afirmou Victor Ferraz, coordenador de Projetos de Bioeconomia do Arapyaú.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…