MapBiomas lança Coleção 5 com dados de 1985 a 2019 sobre o uso da terra no Brasil

O engenheiro florestal Tasso Azevedo, idealizador do MapBiomas, apresenta a Coleção 5 em live.

A Coleção 5 do MapBiomas, lançada no dia 28 de agosto, mostrou dados alarmantes, novamente, sobre o uso do solo no Brasil. No período observado pela Coleção 5, de 1985 a 2019, houve perda líquida de vegetação natural de 87,2 milhões de hectares (Mha), sendo que quase a metade ocorreu na Amazônia. A área de pastagem cresceu 34,7% e a área de florestas plantadas aumentou 3,7 vezes. 

Os dados foram apresentados durante o 5º Seminário Anual MapBiomas “Revelando o Uso da Terra no Brasil com Ciência e Transparência”, online, que reuniu Gilberto Câmara, cientista da computação brasileiro e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, Ana Toni, diretora do Instituto Clima e Sociedade, e Marcio Astrini, do Observatório do Clima.

“Todos nós temos uma missão, como cidadãos, que é a defesa da transparência, da ciência e da floresta. Nossa missão é manter tudo isso vivo. O Mapbiomas é fundamental nisso”, disse Marcio Astrini, durante o evento virtual. Já Ana Toni reforçou esta visão ao dizer que “a ciência e a transparência são patrimônios imateriais da democracia”, ativos dos quais dispõe o projeto Mapbiomas, segundo ela.

Entre as novidades da Coleção 5 foram apresentados dados de desmatamento e regeneração, que inclui, por exemplo, a velocidade de perda de vegetação nativa por bioma e visões dos territórios onde, proporcionalmente, há mais vegetação secundária. No monitoramento das áreas de agropecuária, foram incluídos dados de irrigação, lavouras temporárias, como soja e cana, e perenes, além de melhorias nos mapeamentos de pastagem e agricultura no Brasil.

Além da atualização da série histórica de mapas anuais e dados de cobertura e uso da terra no Brasil, de 1985 a 2019, o MapBiomas também apresentou, na ocasião, novas funcionalidades e camadas de informação, como a qualidade das pastagens e área de agricultura irrigada. A ferramenta é pública, gratuita e pode ser acessada pelo site mapbiomas.org.

O MapBiomas também promoverá, em setembro e outubro, dois webinars por semana para apresentar as novidades da Coleção 5 por bioma e temas transversais, debatendo os dados levantados com especialistas e usuários da plataforma. Os eventos online ocorrerão às terças e sextas-feiras, entre 4 de setembro e 9 de outubro, das 10h30 às 12h, com transmissão no YouTube.

O Instituto Arapyaú oferece apoio financeiro e institucional ao projeto.