Nota sobre doações no sul da Bahia

O Instituto Arapyaú tem contribuído com o enfrentamento à Covid-19 de diversas maneiras, especialmente no sul da Bahia, onde atua por mais de dez anos – região que tem sofrido intensamente os efeitos da pandemia. Entre essas ações, colaboramos para aproximar a empresa Empathy Company, criadora do projeto Be Open Air (projectopenair.org), com os hospitais de Ilhéus e Itabuna, que atendem pacientes de média e alta complexidade de 30 municípios da região, para a doação de 20 ventiladores pulmonar.

A Empathy Company desenvolveu o aparelho, a partir de projetos de inovação aberta, do MIT, para ser usado em UTI de hospitais, com custo reduzido e matéria-prima comprada no Brasil. A iniciativa tem como objetivo principal atender a demanda por este importante item no combate à pandemia, e que está em falta no mercado nacional e internacional.

O Arapyaú se tornou um dos apoiadores e doador de recursos financeiros ao projeto a fim de contribuir na fase final de desenvolvimento do produto. Os ventiladores aguardam aprovação da Anvisa, mas já foram testados e aprovados em pulmão artificial no Hospital das Clínicas de São Paulo, no laboratório da Medtronic, e agora conta também com a parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A perspectiva é que nesta semana ocorram os testes em pacientes. Como o produto está em fase de testes e aguarda o registro na Anvisa, a empresa recomenda que os aparelhos sejam usados apenas em casos emergenciais, quando não houver um equipamento certificado disponível.

O Arapyaú, em parceria com o poder público local, empresários e outras lideranças, segue trabalhando para, em caráter emergencial, contribuir para minimizar os efeitos da pandemia na região do sul da Bahia. Conheça outras ações de apoio à região em nosso site.

Instituto Arapyaú

Mais informações:

Analítica Comunicação 
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br – (11) 99151-6164
Eduardo Ritschel – eduardo.ritschel@analitica.inf.br – (11) 99688-0850