Parceria com Projeto Saúde e Alegria ajuda comunidades na Bacia do Tapajós

Parceria com PSA ajuda comunidades na Bacia do Tapajós
Profissionais de saúde recebem EPIs em Alenquer/PA. Foto: Roberto Branco Filho/Ufopa.

O apoio do Instituto Arapyaú ao Projeto Saúde e Alegria (PSA) permitiu reforçar medidas emergenciais no combate a Covid-19 na Bacia do Tapajós, na Amazônia. “O Projeto Saúde Alegria está mobilizando seus parceiros em torno de um plano de apoio às ações de combate à Covid-19 na Bacia do Rio Tapajós, envolvendo ações locais e regionais em consonância com as políticas e autoridades públicas, instituições colaboradoras e demais aliados”, explicou o médico Eugênio Scannavino, coordenador da organização. Uma das ações da parceria foi a confecção de 15 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

A cooperação com o Instituto Arapyaú envolve também o suporte às aldeias Munduruku, do médio Tapajós, por meio de parceria com o Distrito Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). A meta é entregar, nas próximas semanas, materiais de higiene e proteção, como sabão, álcool em gel e luvas, assim como cestas básicas destinadas às famílias indígenas em situação de maior vulnerabilidade.

Máscaras

Estamos articulando o envio de aproximadamente 2.000 máscaras de acetato para o município de Santarém. Os itens estão sendo produzidos pelo projeto Gama, com nosso apoio.