Relatório Anual do MapBiomas aponta avanço de 20% do desmatamento no país

Relatório Anual do MapBiomas aponta avanço de 20% do desmatamento no país

O MapBiomas, projeto apoiado pelo Instituto Arapyaú, lançou em julho a terceira edição do Relatório Anual de Desmatamento (RAD). Com dados de 2021, o estudo faz um raio-x do desmatamento em todos os biomas brasileiros.

Segundo a pesquisa, o Brasil perdeu 16.557 km2 (1.655.782 ha) de cobertura de vegetação nativa no ano passado, o que representa um crescimento de 20% no desmatamento em relação a 2020. Ao todo, nos últimos três anos, a área desmatada alcançou 42 mil km², quase a área do estado do Rio de Janeiro.

O bioma mais afetado foi a Amazônia, com mais 900 mil hectares de vegetação perdida — o que corresponde a 59% da área desmatada de todo o país neste período. Além do número alto em área, o que também chama atenção é a velocidade desse desmatamento: a cada um segundo, a Amazônia perdeu 18 árvores.

Para chegar a esses números, o estudo refinou e validou 69.796 alertas de desmatamento em todo o território nacional em 2021. O MapBiomas também avaliou individualmente cada evento de desmatamento, cruzando com dados de áreas protegidas, autorizações e cadastro ambiental rural (CAR). Nesse trabalho, encontrou indícios de irregularidades em mais de 98% dos casos.

“Para resolver o problema da ilegalidade é necessário atacar a impunidade — o risco de ser penalizado e responsabilizado pela destruição ilegal da vegetação nativa precisa ser real e devidamente percebido pelos infratores ambientais”, afirma Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. 

Confira o relatório na íntegra, disponível no site do MapBiomas.