Notícias

Ricardo Gomes assume como secretário executivo interino da ADR

O gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia, do Instituto Arapyaú, Ricardo Gomes, está atuando de forma interina como secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) – Sul da Bahia Global. Neste período de transição, até a escolha e entrada do novo secretário executivo da instituição, Gomes irá conduzir as atividades planejadas e estratégicas da ADR. Paralelamente, ele continuará à frente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. A atuação interina de Ricardo foi validada pelo Conselho Consultivo da ADR e parceiros. 

Para o conselho consultivo e o gerente do Instituto, espera-se encontrar um novo secretário em breve. Neste sentido, o olhar está voltado para a busca de uma pessoa que conheça a região e tenha boa relação com os principais representantes da gestão pública local, bem como empresariado, sociedade civil e academia.

Enquanto isso, a ADR segue com os projetos de apoio e suporte à gestão pública em seis municípios da Costa do Cacau e de desenvolvimento de um observatório de dados para monitoramento socioeconômico das cidades. Uma frente de comunicação também será instalada para ampliar a legitimidade da atuação da agência no território, em breve. 

O que é a ADR

A Agência de Desenvolvimento Regional foi criada por um grupo plural e que representa todos os segmentos da sociedade, como o setor público, privado, comunidade, sociedade civil e instituições acadêmicas. Sua atuação prioritária é articular iniciativas em quatro eixos principais: educação, meio ambiente e paisagem, infraestrutura e economia. Em educação, o objetivo é atuar tanto na melhoria da qualidade do ensino regional, quanto no desenvolvimento de formações e pesquisas, fundamentados nas vocações e oportunidades regionais. No meio ambiente e paisagem, a intenção é desenvolver projetos que valorizem os ativos ambientais naturais da região. Na economia, a ADR atua para estimular projetos que promovam crescimento dentro das vocações principais da região de forma sustentável. E na infraestrutura, o objetivo é articular oportunidades para a região em linha com os princípios da sustentabilidade.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

2 semanas ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

2 semanas ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

2 semanas ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

2 semanas ago