Una e Uruçuca retomam formação de professores de forma virtual

Os professores dos municípios Una e Uruçuca, no sul da Bahia, se adequaram às atividades remotas com a pandemia e enfrentaram os desafios para continuar garantindo o direito à aprendizagem de todos e mantendo o vínculo dos estudantes com a escola. Neste mês, retomamos também os cursos de formação no ambiente virtual aos professores e técnicos das redes de ensino, com o apoio do parceiro ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa) e da consultora em educação Cleuza Repulho. 

Os cursos envolvem conteúdos pedagógicos e visam a apoiar esses profissionais no processo de planejamento e realização das ações no ensino remoto. Os gestores e equipes das Secretaria seguiram com seu processo formativo, sem pausas. 

As formações fazem parte do “Plano Compromisso com a Educação Pública”, projeto realizado pelo Instituto Arapyaú nestes municípios e que foi construído colaborativamente com professores, coordenadores pedagógicos e comunidade. O plano tem contribuído para implementar uma cultura de formação continuada dos profissionais da educação e também de avaliação dos alunos.

Ao longo de dois anos de projeto, mais de 500 profissionais já passaram por cursos voltados para a educação. 

Segundo Cleuza Repulho, consultora da iniciativa, os profissionais estão se reinventando na pandemia para continuar oferecendo oportunidade de aprendizado aos estudantes. 

Nossa proposta foi a de manter, mesmo no período da pandemia, a formação com os professores, equipes técnicas e gestores das redes de ensino. Estamos muito contentes com a participação de todos, pois estamos tendo um bom retorno. Mas é importante ressaltar que eles estão fazendo um esforço enorme para se adaptar às novas ferramentas tecnológicas. Eles estão dispostos a fazer as mudanças necessárias e a fazer a ponte de diálogo com os alunos, o que é essencial para manter o vínculo de todos com a escola”

Cleuza Repulho, consultora do Plano Compromisso com a Educação Pública.