Una e Uruçuca participam de jornadas pedagógicas virtuais

Una e Uruçuca participam de jornadas pedagógicas virtuais

Foram realizadas este mês as jornadas pedagógicas com docentes e gestores municipais de ensino dos municípios de Una e Uruçuca, no sul da Bahia, como parte da programação de atividades do projeto Compromisso com a Educação Pública, implementado pelo Instituto Arapyaú nessas cidades, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino. Em parceira com o Instituto Chapada (ICEP), os encontros promoveram discussões e apresentações sobre diversos temas, reforçando o fortalecimento de novas práticas pedagógicas no contexto da pandemia.

A agenda dá início ao terceiro ano de formação com o ICEP nos dois municípios baianos, mobilizando mais de 500 profissionais das redes municipais de educação, contando com palestras e oficinas.

As jornadas pedagógicas estimularam reflexões sobre os caminhos que a educação deve seguir em 2021, considerando os desafios da pandemia e do ensino não presencial. Cleuza Repulho, consultora do projeto Compromisso com a Educação, apresentou o painel “A educação de um novo tempo: desafios e possibilidades do continuum curricular”, e Edmea Santos falou sobre “Ensino híbrido ou ensino combinado”.

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A abertura do evento contou com uma palestra do doutor em História Social da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Helene, sobre “Ensino Remoto, currículo e avaliação de aprendizagem”. Apesar do cenário muitas vezes desolador com a crise sanitária mundial, o evento mostrou aos educadores que há muitas possibilidades para aumentar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes neste momento. 

Rúbia Ribeiro Gomes da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santa Rita, de Una, com 122 alunos, participou dos eventos e se inspirou com a palestra de Daniel Helene.

Ele (Daniel Helene) chamou atenção às outras muitas aprendizagens que este momento nos impõe, como a tecnologia a serviço da educação, a questão social, de olharmos mais para os outros e para o momento que vivemos. Muitas vezes não percebemos isso no dia a dia, mas vivemos um momento muito rico. Quando retornarmos ao presencial será muito diferente, mas será uma riqueza também, porque cada vez mais ampliamos nossos horizontes. A gente viu que podia caminhar em lugares que antes tínhamos medo, como a tecnologia”. 

Rúbia Ribeiro Gomes da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santa Rita

Depois das palestras, os educadores participaram de oficinas de formação para cada ciclo escolar (educação infantil, ensino fundamental 1 e 2), e puderam levar as experiências para suas respectivas escolas. Na comunidade escolar de Rúbia, em Una, os professores já implementaram processos para superar defasagens de aprendizagem, dando ênfase às prioridades do currículo em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

“Já estamos colocando em prática no nosso planejamento o que aprendemos nas jornadas pedagógicas, como implementar o currículo essencial de cada modalidade escolar”, conta Rúbia.