Agência de Desenvolvimento Regional foi formalizada em assembleia como parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico

Agência de Desenvolvimento Regional foi formalizada em assembleia como parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), criada pelo movimento Sul da Bahia Global, está formalizada, assim como seu Conselho Consultivo e a Secretaria Executiva. Inicialmente, ela fará parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico (PCTSul) na condição de agência especializada, e poderá usufruir de seu espaço físico e institucional. 

A decisão se deu por meio da aprovação da terceira revisão do estatuto do Parque Tecnológico em assembleia com os associados, realizada em 4 de dezembro.”

Daniel Piotto, presidente do Conselho de Administração do PCTSul

A ADR passa a ser uma das estruturas especializadas do parque, assim como o Centro de Inovação do Cacau (CIC), o que lhe dará condições de cumprir seu papel de articulação e construção de propostas e iniciativas para promover o desenvolvimento do território com foco em quatro eixos principais: Educação, Meio Ambiente e Paisagem, Economia e Infraestrutura.

Agência de Desenvolvimento Regional foi formalizada em assembleia como parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico
Assembleia em que foi aprovada a terceira revisão do Estatuto do Parque Científico e Tecnológico.

Conselho Consultivo

Miguel Calmon, secretário executivo da ADR, conduziu em 13 de novembro a 2ª Reunião do Conselho Consultivo, no qual partilhou a versão parcial do planejamento estratégico da ADR, composto pelos eixos de comunicação, captação e operação. Também foram abordadas as atividades desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2020, com destaque para o desenho do posicionamento estratégico da ADR e o planejamento de ações de comunicação no curto prazo.

Apontamos as frentes estratégicas envolvendo a comunicação dos objetivos e o modelo de atuação da agência, a captação de fontes de investimento para construção de parceria e implementação de iniciativas e a efetivação da gestão e execução de projetos.”

Miguel Calmon, secretário executivo da ADR

O conselho também aprovou a One Page da ADR, documento que destaca seu posicionamento, objetivos e atuação e que visa a comunicação com diferentes públicos da região. “As peças de comunicação apoiarão o Conselho e a Secretaria Executiva no alinhamento da narrativa e das expectativas dos agentes envolvidos ao longo do desenvolvimento dos projetos”, completou Calmon.

Durante a reunião, os integrantes do conselho também destacaram a preocupação com os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes da pandemia na região e indicaram a importância da ADR em considerar nos futuros projetos e ações a atenção especial para o eixo de segurança sanitária.

A agência também esteve representada no seminário “Novos Gestores Públicos: 2021-2024”, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). Calmon apresentou, na ocasião, os próximos passos da ADR aos novos prefeitos e gestores da região. O secretário ainda realizou encontros com importantes atores estratégicos para coleta de informações e validações sobre o planejamento estratégico da ADR.