Notícias

Agência de Desenvolvimento Regional foi formalizada em assembleia como parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), criada pelo movimento Sul da Bahia Global, está formalizada, assim como seu Conselho Consultivo e a Secretaria Executiva. Inicialmente, ela fará parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico (PCTSul) na condição de agência especializada, e poderá usufruir de seu espaço físico e institucional. 

A decisão se deu por meio da aprovação da terceira revisão do estatuto do Parque Tecnológico em assembleia com os associados, realizada em 4 de dezembro.”

Daniel Piotto, presidente do Conselho de Administração do PCTSul

A ADR passa a ser uma das estruturas especializadas do parque, assim como o Centro de Inovação do Cacau (CIC), o que lhe dará condições de cumprir seu papel de articulação e construção de propostas e iniciativas para promover o desenvolvimento do território com foco em quatro eixos principais: Educação, Meio Ambiente e Paisagem, Economia e Infraestrutura.

Assembleia em que foi aprovada a terceira revisão do Estatuto do Parque Científico e Tecnológico.

Conselho Consultivo

Miguel Calmon, secretário executivo da ADR, conduziu em 13 de novembro a 2ª Reunião do Conselho Consultivo, no qual partilhou a versão parcial do planejamento estratégico da ADR, composto pelos eixos de comunicação, captação e operação. Também foram abordadas as atividades desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2020, com destaque para o desenho do posicionamento estratégico da ADR e o planejamento de ações de comunicação no curto prazo.

Apontamos as frentes estratégicas envolvendo a comunicação dos objetivos e o modelo de atuação da agência, a captação de fontes de investimento para construção de parceria e implementação de iniciativas e a efetivação da gestão e execução de projetos.”

Miguel Calmon, secretário executivo da ADR

O conselho também aprovou a One Page da ADR, documento que destaca seu posicionamento, objetivos e atuação e que visa a comunicação com diferentes públicos da região. “As peças de comunicação apoiarão o Conselho e a Secretaria Executiva no alinhamento da narrativa e das expectativas dos agentes envolvidos ao longo do desenvolvimento dos projetos”, completou Calmon.

Durante a reunião, os integrantes do conselho também destacaram a preocupação com os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes da pandemia na região e indicaram a importância da ADR em considerar nos futuros projetos e ações a atenção especial para o eixo de segurança sanitária.

A agência também esteve representada no seminário “Novos Gestores Públicos: 2021-2024”, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). Calmon apresentou, na ocasião, os próximos passos da ADR aos novos prefeitos e gestores da região. O secretário ainda realizou encontros com importantes atores estratégicos para coleta de informações e validações sobre o planejamento estratégico da ADR.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago